A designer Camila Fortes, nos convidou para desenvolver uma loja da sua marca Panoletos no Mercado Novo, um emblemático edifício do modernismo da década de 70 em Belo Horizonte que vem sendo ocupado por diversos serviços ao longo dos últimos anos.
O piso de 4mx3m disponível para abrigar a loja era muito reduzido, daí surgiu a ideia de aproveitar a maior dimensão da loja, o pé-direito de 4,2. Porém ao invés de ocupar as paredes, foi pensado um objeto de uso híbrido que além de explorar a altura- do espaço pudesse atender a alguns usos demandados pela proprietária: estação de trabalho, bancada de venda, estoque de produtos e materiais e sobretudo a vitrine.
Projetamos uma estrutura modular de 1mx2mx3m em metalon que recebeu portas, bancadas e cobertura. As portas abririam em sentidos variados possibilitando uma ocupação inusitada do espaço. Elas possuem uma esquadria em madeira maciça e um fechamento de painéis de treliças em madeira, do tradicional muxarabi da cultura árabe. Esse elemento fez uma referência aos cobogós do mercado e da trama em tecido dos objetos da marca.
O objeto suspenso por rodízios teve a sua exata localização definida in-loco a partir de ensaios do uso mais adequado para o funcionamento da loja.
O projeto final foi definido a partir do abrir das portas e do movimento do objeto no espaço apertado, na escala real, no um pra um.
CLIENTE PRIVADO
Projeto comercial
COORDENAÇÃO
Eduardo Moreira
ANO DO PROJETO
2019