A escolha do terreno na cidade de Tiradentes em Minas Gerais foi definida pela vista da Serra de São José privilegiada pela sua elevação e proximidade com o paredão de quartzito que domina a paisagem.
O projeto se organiza de forma linear para o máximo aproveitamento das visadas e é basicamente constituído de 4 elementos: blocos cobertos, decks, muros gabião, cobertura da garagem e passarela.
Os 3 blocos cobertos abrigam os principais itens do programa – suíte master, 2 suítes, sala integrada – tv, estar, jantar e cozinha, lavabo, escritório, área de serviço e DCE. A cobertura da garagem abriga 2 carros. Os decks são utilizados como pisos das varandas. Os muros gabião cumprem funções estruturais de contenção e arquitetônicas aumentando a privacidade.
Os blocos são afastados um dos outros garantindo uma maior privacidade e a criação de pequenos jardins aumentando o contato com a vegetação. Esses 3 elementos são conectados pela passarela.
Toda a edificação é elevada 50 cm do solo gerando um colchão de ar que funciona como isolante aumentando o conforto térmico da edificação e barrando a excessiva umidade da região.
COORDENAÇÃO
Eduardo Moreira
EQUIPE
Marcela Fiuza – arquiteta
Priscila Souza – arquiteta
ANO DO PROJETO
2020