apt d&r

Um casal de amigos que moram em Lisboa comprou um apartamento de 2 quartos em Belo Horizonte e nos solicitaram um projeto de interiores para o imóvel de 70 m2. O projeto propõe integrar a cozinha e o primeiro quarto à sala ampliando seu reduzido espaço. A privacidade desse quarto seria mantida com portas de correr em compensado naval. Uma mesa de tampo em ardósia cinza ocupa a sala e o quarto enfatizando essa integração. Seu desenho orgânico quebra a ortogonalidade da planta conferindo dinamismo e fluidez ao ambiente. Apoiada em diversos e esbeltos pés de perfil metálico tubular de 2m cm de diâmetro faz com que ela “flutue” e sirva tanto de mesa de jantar na sala quanto estação de trabalho no quarto. O rasgo no meio do tampo é onde a porta corre e ao ser aberta possibilita um maior número de pessoas assentadas e também aumenta a integração mencionada anteriormente.

O projeto recebeu 3 cores nas principais superfícies, a branca que define o espaço de circulação, uma cor levemente terrosa – cozinha, sala, 1º quarto e penteadeira e um azul acinzentado na suíte. Essa estratégia confere personalidade ao espaço anteriormente todo pintado de branco e demarca diferentes ambientes e “momentos” do projeto. A opção de uma cor quente e uma fria cria o contraste entre elas enfatizando suas qualidades cromáticas – cor quente (dinâmica) e cor fria (repouso).

 Foi desenvolvida uma luminária em tubo de latão para a mesa de jantar que possui um contrapeso feito com um tarugo do mesmo material. Dessa forma sua altura pode ser regulada e o tamanho do diâmetro do seu foco na mesa aumenta ou diminui. As 3 peças podem ser reguladas em alturas distintas possibilitando projeções de diversas formas na superfície em ardósia.

Outro recurso de iluminação foram as estruturas em formas orgânicas suspensas que além de receberem luminárias sustentam vasos de cerâmica crua de diversas formatos e tamanhos. As luminárias são direcionadas para o teto e sua luz é rebatida e filtrada pela tela em chapa expandida que une todos os vasos e o perímetro desse suporte. A vegetação suspensa economiza a reduzida superfície de piso do apartamento além de preencher a dimensão de seu pé-direito.

 

 Na suíte o espaço da cama de casal foi envelopado pela cor azul acinzentada enfatizando a função do espaço numa referência à alcova. O reduzido espaço ao lado da porta do banheiro foi pensado como uma penteadeira e da mesma forma que o espaço da cama esse espaço recebeu a cor levemente terrosa e uma mesa penteadeira projetada para esse pequeno nicho na suíte.

COORDENAÇÃO

Eduardo Moreira 

 

EQUIPE

Fernanda Farah – arquiteta

 

 

 

 

 

ANO DO PROJETO
2023